quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Quem não gosta de consumir alimentos sempre frescos, de qualidade e seguros? Cultivar horta orgânica em casa ou em apartamento é uma ótima opção de ter sempre a mão alimentos frescos, saudáveis, higiênicos e seguros, ou seja, livre de agrotóxicos. Além de dar um toque todo especial à decoração do ambiente externo do domicílio, deixando-o mais verde e acolhedor. E mais, os benefícios de se ter uma horta orgânica não param por aqui, a Biocaminhos – Jardinagem, Paisagismo e Consultoria elencou para você alguns motivos para ter uma horta orgânica em casa, ou apartamento, confira:
  •  Estilo de vida mais saudável: ter uma horta orgânica em casa é um bom incentivo para consumir vegetais no dia a dia. Além dos diversos benefícios que os alimentos orgânicos oferecerem à saúde e ao bem estar das pessoas que o produzem e consomem esses alimentos também oferecem segurança às crianças e aos animais por não utilizar produtos nocivos à saúde e ao ambiente durante a sua produção. 
  • Atividade com as crianças: cuidar da horta pode ser uma boa atividade para ser desenvolvida com a família. Para quem tem crianças em casa, o contato com a terra e o encantamento delas ao ver o desenvolvimento de uma planta, pode lhes proporcionar uma maravilhosa experiência, além de ensinar lições de responsabilidade, de respeito para com a natureza e desenvolver o gosto delas em consumir alimentos mais saudáveis.
  • Criação de espaço de convívio social e de educação ambiental: para quem mora em condomínios, cultivar horta orgânica comunitária pode ser uma boa iniciativa para envolver os condôminos e gerar maior convivência, fortalecendo vínculos de amizade entre eles. Além de lhes proporcionar uma vivência diferente através de atividades como plantar, regar e colher, o contato com a terra pode ser um incentivo para os moradores se sensibilizarem com práticas e consumo de alimentos mais saudáveis e ecologicamente corretos, e com o uso sustentável da terra e dos recursos naturais que há no planeta.  
  • Produção de alimentos saudáveis sem o uso de agrotóxicos: é importante entender a diferença entre agricultura convencional e agricultura sustentável: na agricultura convencional há a utilização indiscriminada de agrotóxicos, que é responsável por diversos problemas ambientais, como contaminação de alimentos, de solo e de água; e intoxicação de animais e de pessoas (agricultores e consumidores); a agricultura orgânica busca desenvolver sistemas para a produção de alimentos em harmonia com o homem e o ambiente de forma equilibrada e sustentável; é um sistema que permite alcançar bons níveis de produtividade, evitando ao mesmo tempo os riscos de contaminação química do produtor, dos consumidores e do ambiente (solo, rios, ar, animais, etc). A adoção desse sistema garante às pessoas alimentos mais seguros e saudáveis, além de contribuir para a proteção dos recursos naturais.
0