sábado, 23 de julho de 2016

O que é Paisagismo Ecológico?


Utilizando uma citação apresentada pela PUC Rio em seu curso de Pós-graduação em Paisagismo Ecológico podemos explicar o Paisagismo Ecológico da seguinte forma:
"O PAISAGISMO ECOLÓGICO regenera a multifuncionalidade de paisagens em diversas escalas, mimetizando a natureza. É de fundamental relevância para a sustentabilidade, resiliência e qualidade de vida em áreas urbanas, periurbanas e rurais. Projetos paisagísticos ecológicos, além da beleza estética, mantêm e restabelecem os processos e fluxos das águas, da biodiversidade e das pessoas. Atualmente enfrentamos crises sistêmicas que demandam conhecimentos tanto nas áreas geo-biofísicas quanto nas áreas socioculturais que interagem onde as pessoas vivem."
      A palavra “ecológico” tem sido utilizada ultimamente como sinônimo de algo de baixo impacto ambiental. Porém, a palavra possui um sentido mais amplo que vai além disso. Ecologia para a ciência é o estudo das relações dos seres vivos entre eles e com o meio em que vivem. Com isto em mente, um jardim ecológico, vai além de apenas um jardim de baixo impacto, significa buscarmos entender o ecossistema em que o jardim está inserido e projetar jardins que aproveitem a imensa biodiversidade brasileira. 

      O jardim ecológico no entanto, diferencia-se de uma restauração ecológica, na qual se busca apenas retornar o ambiente degradado, a um estado o mais próximo possível do original. A restauração ecológica é algo muito útil para recuperar matas ciliares, reservas legais e áreas onde se pretende criar refúgios para a vida silvestre, mas pode ser incompatível com as atividades humanas. Por isso o jardim ecológico busca inserir natureza no cotidiano do ser humano permitindo uma relação mais harmônica com o ambiente. 

Para entender melhor sobre os Jardins Ecológicos, um dos produtos oferecidos pela Biocaminhos entre em contato pelo email: contato.biocaminhos@gmail.com 

Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário